Vídeo: ladrões tentam se passar por judeus, entram em prédio em Higienópolis para roubar apartamento e agridem porteiro
05/11/2024
Dois ladrões usando kipá e talit katan, símbolos do judaísmo, enganaram funcionário que achou serem novos inquilinos no condomínio. Morador avisou portaria que dupla tentou invadir apartamento. Na fuga, porteiro foi agredido por quatro criminosos.
Jovens disfarçados de judeus tentam roubar apartamento em bairro nobre de SP
Câmeras de segurança registraram dois jovens que tentaram se passar por judeus enganando a portaria para entrar em um prédio de alto padrão em Higienópolis, bairro nobre no Centro de São Paulo também conhecido pela presença da comunidade da religião judaica. (veja acima). O caso ocorreu na madrugada do último sábado (2) na Rua Maranhão.
Os porteiros pensaram que eram novos inquilinos do condomínio e por isso abriram as portas para os suspeitos. Eles usavam camisas brancas de mangas compridas, calças, calçados e kipá (espécie de chapéu) e talit katan (cordões na cintura), símbolos do judaísmo e da reverência a Deus.
Em outras imagens, também gravadas pelo próprio edifício, é possível ver quando os dois são impedidos de sair do local pelo porteiro. O motivo: um morador avisou o funcionário de que a dupla tinha tentado invadir um dos apartamentos.
Em 2016: Homem se disfarça de judeu para furtar apartamentos em Higienópolis
Nas cenas, que não tem som, é possível ver os jovens discutindo com o porteiro, que deixa a guarita com uma lanterna apontando na direção deles. Um dos ladrões consegue subir no muro de vidro de prédio e caminha até saltar na rua.
O outro rapaz pula em direção a garagem e o porteiro o segue. Os dois entram em luta corporal. Depois, o falso judeu que já estava na rua e mais dois comparsas usam uma barra de ferro para quebrar os vidros do condomínio. Os três conseguem entrar e, junto com o quarto bandido, agridem o funcionário.
Em seguida, os quatro assaltantes fogem sem levar nada. Outra filmagem registrou o momento em que o porteiro fala com um morador. Dá para ver o funcionário colocando a mão na boca, ferida pelos golpes que sofreu dos jovens.
Procurada pelo g1 para comentar o assunto, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou por meio de nota que o porteiro tem 28 anos e que registrou o caso uma delegacia próxima. O 4º Distrito Policial (DP), Consolação, investiga os crimes de dano e tentativa de furto.
A Polícia Civil também analisa as imagens do circuito interno de monitoramento do prédio para tentar identificar e deter os bandidos.
Como os autores do crime aparentam ser adolescentes, segundo testemunhas ouvidas pelo g1, seus rostos foram borrados na edição dos vídeos, como recomenda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As identidades das vítimas também foram preservadas.
Jovens fingindo ser judeus entram em prédio, tentam roubar apartamento e agridem porteiro com a ajuda de comparsas. Depois fogem. Câmera gravou dano e tentativa de furto em Higienópolis (veja foto das imagens acima)
Reprodução/Redes sociais